ASSASSINATO: Família Ahmed

Os Ahmeds eram uma família Paquistanesa que morava na Inglaterra, mas gostava de manter as tradições do seus país de origem. Shafilea Ahmad e seus pais Iftikhar e Farzana estavam sempre debatendo sobre a honra, algo extremamente enraizado à cultura do Paquistão. Mas e quando algumas tradições estão tão misturadas, que fica até difícil de entender onde a cultura termina e um crime começa? Uma história brutal, que faz a gente se desestruturar por dentro. E desafia a ordem natural dos acontecimentos da vida, demonstrando um desamor inimaginável. Ouça agora aqui no site ou no Spotify, Deezer, ApplePodcasts, Google Podcasts ou na sua plataforma de áudio favorita.

 
 

Referências:


https://www.theguardian.com/uk/2012/aug/03/shafilea-ahmed-history-of-violence


https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141214_mulheres_paquistao_yh_cc


https://en.wikipedia.org/wiki/Women_in_Pakistan#Appointment_of_women


https://www.youtube.com/watch?v=8Pu3tsIyPFU


https://www.warringtonguardian.co.uk/news/17527301.shafilea-ahmed-documentary-missing-turns-murder/


https://theculturetrip.com/asia/pakistan/articles/13-things-you-should-know-about-pakistani-culture/


https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Paquist%C3%A3o


https://www.desiblitz.com/content/the-concept-of-arranged-marriages-in-pakistan#:~:text=In%20Pakistan%2C%20an%20arranged%20marriage,considered%20an%20act%20of%20rebellion.


https://link.springer.com/chapter/10.1057/9781137289568_9


https://www.theguardian.com/uk/2012/aug/03/shafilea-ahmed-life-death-timeline

 

Crimes reais ou true crime é um gênero cada vez mais presente no Brasil e no mundo. O termo significa algo como “crime de verdade” ou “crime real”, mas costuma ser utilizado em inglês mesmo, sem ser traduzido. Assassinatos, desaparecimentos, mistérios, serial killers, predadores e tantos outros crimes são abordados no gênero. Diferente de filmes e livros baseados em histórias reais, a intenção do true crime é trazer casos verdadeiros, falar dos detalhes dos crimes e também sobre as investigações. Esse estilo de não-ficção atrai cada vez mais fãs, mesmo que o tema aborde atrocidades, crimes hediondos e finais não felizes. Os títulos de true crime acompanham casos reais e não apenas “baseado em fatos reais”: eles fazem parte de um gênero literário e cinematográfico de não-ficção no qual o autor examina um crime real e detalha as ações de pessoas verdadeiras. O conteúdo dessas obras é, em sua maioria, jornalístico: entrevistas, áudios de processos, gravações de tribunais, cobertura da imprensa dos crimes e outros. Uma tendência deste tipo de produção é a de dar voz aos criminosos e acusados, mas em nosso podcast a ideia é dar voz às vítimas. Queremos que os inocentes tenham voz, por isso contamos o lado delas ao invés de dar voz aos assassinos. O crime mais comumente retratado é o de assassinato. A abordagem varia entre análise do perfil do criminoso, o desenrolar do caso – com detalhes sobre as investigações – explicação do método do criminoso, e até mesmo equívocos que possam ter acontecido no processo de análise do crime. Aqui contamos a história da vítima, seu passado, sonhos e aspirações. E todo o trajeto de sua vida até ter um destino fatal. Como se trata da vida real, há casos que não apresentam nenhuma solução concreta. O maior compromisso de um conteúdo true crime, portanto, é expor as histórias e depoimentos daqueles envolvidos, e deixar que o ouvinte tire suas conclusões. Se você ama esse gênero, está no lugar certo. O Crime Mania veio para te trazer casos inimagináveis, curiosos, estranhos e muitas vezes cruéis. Ouça todos os nossos episódios agora no Spotify, aqui no site ou na sua plataforma de áudio favorita. E segue a gente no Instagram: @crimemania.


67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo